sábado, 19 de novembro de 2011

Análise do conto "Uma galinha", de Clarice Lispector



O conto “Uma galinha”, de Clarice Lispector, pode ser considerado um texto figurativo, pois simula o mundo por meio das figuras da galinha, do ovo e do dono da casa, que são termos concretos, isto é, remetem a algo presente no mundo natural. Essas figuras encadeiam-se no texto com vista a manifestar um dado tema. Assim, conforme José Luiz Fiorin, “a compreensão desse tipo de texto passa pela apreensão dos temas subjacentes. São eles que dão sentido ao texto figurativo”[1].
No enredo do conto, tem-se que num domingo, a galinha escolhida para ser comida no almoço escapa do quintal e foge pelos telhados, perseguida pelo dono da casa. Este, afinal, alcança a galinha, levando-a de volta e colocando-a, com certa violência, no chão da cozinha, momento em que a ela, de susto, põe um ovo e se salva, já que a menina da casa, seguida do próprio pai, reconhece no ovo uma futura vida, único motivo para a sobrevivência da galinha.
No nível narrativo, ocorre a passagem de um estado de disjunção da morte, pois a galinha de domingo está viva (ainda viva), para um estado de conjunção com ela, quando, enfim, a galinha é morta. O desdobramento da narrativa é, portanto, realizado a partir das transformações ocorridas com a protagonista, isto é, a galinha, como a fuga/ perseguição o animal, a sua captura pelo dono da casa, o seu salvamento e a sua posterior morte. Nesse sentido, pode-se inferir que a transformação narrativa que ocorre no conto “Uma galinha”, embora, inicialmente possa ser a de aquisição da vida e, até mesmo, de certo status, a galinha tornara-se a rainha da casa, na verdade, o que ocorre é uma transformação do tipo perda, uma vez que a galinha é despojada da vida.
Observa-se que a narratividade, isto é, transformação de estado da galinha, do texto de Clarice Lispector aponta para a leitura de um tema subjacente. Esse tema é (numa leitura possível) o da condição feminina na sociedade. Escrito em 1960 e inserido no primeiro livro de contos da autora, Laços de família, o texto “Uma galinha” representa a situação feminina a partir da alegoria da figura de uma galinha. O encadeamento das figuras e a escolha de um conjunto de figuras lexemáticas especificas contribuem para essa leitura temática do conto de Clarice Lispector.
No texto “Uma galinha” há palavras e expressões que se aplicam à personagem galinha, mas que servem para caracterizar o sexo feminino. Impossível é não ler na figura da galinha a representação da mulher passiva e doméstica, que por vezes, hesitante e trêmula, sonha seguir outro rumo. A autora fala de uma galinha/ mulher estúpida, tímida e livre que tem que decidir por si mesma os caminhos a tomar sem nenhum auxílio de sua raça. A simbolização da condição feminina na sociedade é observada mais ainda se notarmos que o ovo salvador é como um filho prematuro e que a galinha nascida que fora para a maternidade, parecia uma velha mãe habituada.
Nesse sentido, percebe-se que Clarice Lispector se utiliza tanto da figura da galinha quanto da figura do ovo para caracterizar o olhar que a sociedade tem da figura da mulher. A galinha é a representação da mulher enquanto ser passivo e doméstico que deve atender as necessidades do homem no sentido de lhe dar prazer e de procriação da espécie humana. É por isso que as expressões que caracterizam a galinha no texto, no mundo concreto são atribuídas à figura da mulher, quais sejam as principais: jovem parturiente, esquentando seu filho, correr naquele estado, rainha da casa e deu à luz.
Conclui-se, portanto, que o conto “Uma galinha” é uma texto figurativo, pois representa o mundo a partir da figura de uma galinha. E que o tema subjacente ao texto é o da condição feminina na sociedade, uma vez que as figuras do conto atestam uma comparação entre a galinha e a mulher.


REFERÊNCIA:
[1] FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto/ EDUSP, 1990.

25 comentários:

  1. Excelente! Usarei com meus alunos do 3° ano nédio. Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa com os alunos do 3@ médio,eu estou no 9@ fundamental e tenho que fazer um trabalho sobre.

      Excluir
    2. mas isso é ideológico demais ,To fazendo um trabalho sobre isso é acho desnecessário esse tipo de idelogia

      Excluir
  2. Gente, segundo a própria Clarice, esse texto não quer dizer nada. É só um texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pra começar "isso" nao e um texto é um conto.A galinha como esta ai pra todos lerem é colocada para representar as mulheres de sexo fragil que dependem dos outras pra "sobreviver!" no caso nos mulheres somos descriminadas ainda pela sociedade," nossos salarios sao as vezes menor do que o dos homens!" diz diversas pesquisas.Voce e capaz de comprinder o sentido desse conto.

      Excluir
  3. Existe algum texto que não quer dizer nada?

    ResponderExcluir
  4. Isso a maravilha de ler. Interagir com o texto e criar sentidos.

    ResponderExcluir
  5. Crarice já mais escreveria um texto sem base alguma, fica explicito que o conto "uma galinha" e sim uma referência para a situação de uma mulher nos séculos passados!

    ResponderExcluir
  6. esse conto é o mesmo de "O ovo e a galinha" ou são contos diferentes?

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. RDRTDGYUTGV TFE5REFWTR5DRFF5REDGTFRSDTR5D TFTYDSF65ER GR6D5EFDYTER65R56RT6T44GRTG GYTGFREGFUEYR YDFGTRGFGFVYTDEG DGREYRIKBB HGFDGVBRYDGKJKJFDJTT NBHDGYFHVUYTR P LOVE BABY
    KJFGHUT THE SIMS JHUIRFHTGJHFUYGT FJKVHTUG

    ResponderExcluir
  9. Quais os espaços em que se passam os fatos da narradora??

    ResponderExcluir